Tratamento de Olheiras com Preenchimento de Ácido Hialurônico

Blog da Doutora

Tratamento de Olheiras com Preenchimento de Ácido Hialurônico

Preenchimento de olheiras: você não merece ficar com “cara de panda”!

preenchimento de olheiras com ácido hialurônico
#aspectodecansaço #nãoqueroserpanda

A olheira é causada por diversos fatores, principalmente pela densidade da vascularização local e pela quantidade de pigmento da pele.

Além disso, muitas pessoas formam sulcos na região periocular, que causam um efeito de sombra e pioram a aparência das olheiras. São as chamadas “goteiras lacrimais” ou sulco nasojugal.

Para esses pacientes é indicado o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico.

Alguns casos de pele muito flácida, solta ou com excesso de pigmentos, associamos diferentes tipos de lasers ao procedimento. Tudo vai depender da avaliação da Dra. Paula Azevedo – Médica Dermatologista.

Quer saber mais sobre o tema? Lei este Blog e não esqueça de marcar sua consulta com a Dra. Paula Azevedo, ok?

CLIQUE AQUI E MARQUE SUA CONSULTA

O QUE É O PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS?

Focado principalmente em olheiras profundas, esse é um procedimento pouco invasivo, feito com preenchedores de ácido hialurônico. De aplicação simples e rápida recuperação, ele devolve a aparência jovem, saudável e descansada para o rosto, além de deixar a pele mais firme e uniforme na região dos olhos.

COMO SE FORMAM AS OLHEIRAS PROFUNDAS?

O famoso “olhar de panda” costuma ser causado por fatores genéticos, estilo de vida pouco saudável, tabagismo, estresse, mudanças hormonais, entre outros fatores. Elas podem ser provocadas tanto pelo excesso de melanina, chamadas de olheiras pigmentares, quanto pelo excesso de vascularização na região abaixo dos olhos, sendo chamadas de olheiras vasculares.

Olheiras profundas são provocadas pelo próprio formato ósseo do rosto. Nesse caso, a cavidade ocular é mais funda e vai perdendo volume com o passar dos anos e o envelhecimento da pele. Isso provoca a aparência de cansaço e propicia o escurecimento da pele na região, pois o contato dos vasos sanguíneos com a camada superior da pele se torna maior.

COMO É FEITO O PREENCHIMENTO?

O procedimento é rápido e pode ser feito em consultório médico. O primeiro passo, após limpar bem a área, é realizar a aplicação da anestesia local para diminui o incômodo ao paciente; esse não é um tratamento dolorido, mas pessoas com alta sensibilidade na região dos olhos podem sentir um leve desconforto.

Feita a anestesia, o preenchedor de ácido hialurônico é aplicado entre a pálpebra inferior e a maçã do rosto, com o auxílio de uma microcânula, e o médico espalha o produto massageando a região. Isso faz com que o ácido preencha a área mais profunda, nivelando e uniformizando a pele.

Assim, recupera-se a aparência descansada do rosto, podendo até mesmo haver o clareamento da derme no local, devido ao maior distanciamento entre os vasos sanguíneos e a camada mais externa da pele. Contudo, é recomendado que os pacientes evitem massagear a área, bem como exercícios físicos intensos, a exposição ao sol e o uso de cosméticos compostos com álcool nas primeiras 48 horas após o procedimento.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A técnica mais utilizada para fazer o preenchimento de olheiras é utilizando o ácido hialurônico. A substância é injetada para uniformizar a área dos olhos. Como o ácido hialurônico é produzido pelo próprio organismo, atuando na manutenção das fibras de colágeno, a taxa de rejeição do preenchimento pelo corpo é praticamente inexistente.

A pele, naturalmente, possui ácido hialurônico. Porém, a concentração diminui com o passar dos anos, ocasionando a perda de volume e o envelhecimento, o que provoca o aparecimento de rugas e linhas de expressão. O preenchimento com ácido hialurônico auxilia não apenas a restaurar e uniformizar a pele, mas também dá mais firmeza e hidratação ao estimular a produção de colágeno.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS?

O preenchimento de olheiras é um tratamento com diversos benefícios. Além de suavizar a aparência das olheiras, ele também rejuvenesce a pele e tira o aspecto de cansaço, deixando a região da aplicação do ácido hialurônico mais hidratada.

É também um procedimento relativamente simples, pouco invasivo, praticamente indolor e de alta durabilidade, podendo ser notado até um ano e meio após sua realização. Porém, o estímulo à produção de colágeno feito pelo ácido hialurônico continua refletindo na saúde da pele além desse período.

ERROS DE INDICAÇÃO

As olheiras são um problema multifatorial. Elas podem ser provocadas por fatores, como:

• Pigmentação escurecida abaixo dos olhos.

• Vascularização aparente (vasos sanguíneos que aparecem por baixo da pele).

• Sulcos (região abaixo dos olhos mais aprofundada).

Assim, é importantíssimo que o médico dermatologista responsável por realizar o preenchimento de olheiras avalie o paciente rigorosamente. Ele deve descobrir se a causa do problema é um dos fatores citados acima ou até mesmo a união de mais de um deles.

Como o preenchimento de olheiras corrige o volume da região, mas não os outros fatores associados ao problema, os pacientes podem sentir uma piora no caso. Ele pode ficar mais evidente. Além disso, se colocado de forma errada, com técnica errada, pode sim piorar o aspecto das olheiras, criando até bolsas.

Dessa forma, é fundamental que os pacientes sejam avaliados corretamente!

Na Clínica da Dra. Paula Azevedo, os pacientes em busca do preenchimento de olheiras são avaliados cuidadosamente.

ERRO DE ESTRUTURAÇÃO

Um dos aspectos que também devem ser avaliados na consulta antes do preenchimento de olheiras é a estrutura da face. É importante que o osso malar (maçã da face) consiga sustentar o ácido hialurônico abaixo dos olhos.

Caso o preenchimento de olheiras seja feito sem sustentação, o ácido hialurônico pode “saltar” e ficar inchado. É comum a formação de bolsas abaixo dos olhos nesses casos.

Diante disso, antes de realizar o procedimento, é importante fazer a avaliação e reestruturação da face como um todo. E isso pode envolver a realização de outros procedimentos, como o preenchimento do malar.

Assim, é possível alcançar a harmonização facial desejada e evitar outros transtornos além das próprias olheiras.

ERRO DE TÉCNICA

O erro de técnica mais comum é a realização de preenchimentos superficiais. Dessa forma, em alguns pacientes, é possível ver o ácido hialurônico logo abaixo da pele. E isso não é correto!

Para evitar todos esses problemas, é muito importante realizar o preenchimento de olheiras com um médico dermatologista experiente e qualificado. A Dra. Paula Azevedo realiza uma avaliação detalhada do paciente e preza pela qualidade técnica.

Cuide da sua saúde e da sua autoestima! QUERO MARCAR MINHA CONSULTA!

Compartilhe

Deseja agendar uma consulta?

Qual a última vez que fez um procedimento estético?

Dra. Paula Azevedo

Médica dermatologista pela SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia e SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM 10242 e RQE 10551.